Conheça os pratos típicos do país França e confira as delícias deste lugar romântico
Por: Sandra Carrijo
As especialidades culinárias francesas vêm de várias regiões da França, às vezes até mesmo transmitidas de geração em geração. Esta é uma seleção de clássicos da cozinha francesa imperdíveis.
Steak Tartare
Seria injusto começar a falar de comida típica francesa sem mencionar o steak tartare. Os pratos clássicos franceses são feitos com carne crua picada e transformados em pasta. Especiarias, limão, gema de ovo crua, mostarda e pimenta são adicionados à receita. À primeira vista, pode parecer estranho, mas quando você entende o objetivo deste prato, ele se torna uma variedade de sabores.

Macarons
Este prato foi lançado na França por Catarina di Medici (rainha da Itália). Mas as freiras descobriram a receita secreta e continuaram a produzi-la, tornando a cidade famosa por seu primeiro lote de macarons franceses. No século 20, este prato adicionou recheios deliciosos, tornando-os da maneira que estamos familiarizados hoje. Nas atividades aqui no Brasil, há muitas cores para escolher.

Quiche Lorraine
O termo quiche teve origem na Alemanha (Küchen), que significa torta. Na batalha contra os alemães na região de Lorena, a França derrotou o inimigo e recuperou o terreno perdido. Para comemorar a vitória, a receita de quiche alemã recebeu o nome de quiche de Lorena. Para quem quiser experimentar este alimento, saiba que ele consiste em bacon e queijo, creme de leite e noz-moscada.

Cassoulet
Prato típico das cidades, Carcassonne, Castelnauardrie e Toulouse. É um clássico da culinária francesa e nascerá na Guerra dos Cem Anos. É um ensopado feito com todos os ingredientes disponíveis, semelhante ao nosso bom vinho. Este é um prato reverso ideal feito com feijão branco, frango e carne de porco.

Petit Gâteau
Essa sobremesa é amada, compreendida e amplamente utilizada por pessoas de todo o mundo, inclusive entre os brasileiros. A sobremesa consiste em um bolo de chocolate raro com uma consistência cremosa no interior. Geralmente é consumido com sorvete de baunilha e chantilly.

Coq au vin
Um prato típico com centenas de anos. Diz-se que ele foi criado para o imperador romano Júlio César quando conquistou a região da Gália. A receita original foi preparada com pau velho e vinho para amolecer a carne. Atualmente, pode ser feito de frango ou frango caipira e pode ser cozido com bacon, cedro, alho, vinho tinto, cogumelos, coentro e outros ingredientes.

Crepe Suzette
A história sobre a aparência deste prato é um pouco incomum. Acredita-se que a receita seja criada pelo garoto de 14 anos, Henri Carpentier, que preparou panquecas doces para o príncipe Edward VII de Gales em 1895. Hoje, ele vem com recheio de creme de avelã e cobertura de xarope de laranja.

Ratatouille
Prato típico da região da Provença francesa. O nome refere-se a picada ou ralada. Pratos à base de vegetais, você não pode perder berinjela ou tomate. Para quem não conhece este prato, ele provavelmente conheceu através de um filme de rato com o nome do ratatouille francês clássico.

Creme Brûlée
Creme brülée significa “manteiga queimada”. Sua receita consiste em preparar um creme à base de ovos, leite e baunilha, coberto com delicioso caramelo. No Brasil, outro ingrediente é adicionado à fórmula clássica francesa: leite condensado, que também fica uma delícia!

Madeleine com finas especiarias
Bolo de manteiga em forma de concha. É uma das sobremesas mais tradicionais da culinária francesa, e está eternamente refletida no livro de Marcel Proust “Looking for Lost Time”, no qual ele descreve “Madeleine “As memórias causadas também são bem conhecidas.

Comentários
Postar um comentário